90% dos brasileiros apoiam legislação contra “Fake News”

Jovem Pan News Joinville

A rede da informação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on skype
Skype
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Imprimir

90% dos brasileiros apoiam legislação contra “Fake News”

Pesquisa realizada pelo Ibope e divulgada nesta semana indica que 90% dos brasileiros são a favor da existência de uma lei que obrigue as plataformas de redes sociais a combater as chamadas “fake news”.

O levantamento entrevistou por telefone, entre 28 e 30 de maio, milhares de pessoas com mais de 16 anos de idade, em todos os estados, e tem nível de assertividade de 95%.

O tema com maior índice de aprovação pela população é a de que o Parlamento deve obrigar por lei que as redes sociais mostrem fontes com checagem independente de fatos para artigos duvidosos.

A maioria absoluta, 76% dos entrevistados, também concordam com a proposta de exigir que as redes sociais rotulem contas automatizadas, os chamados perfis “robôs”.

Além disso, 71% são a favor de que as redes sociais informem quem financiou os anúncios e postagens pagas exibidos nessas plataformas. E ainda exigir que as empresas de mídia social removam contas falsas.

Para 68%, o governo não faz o suficiente para lidar com notícias falsas e desinformação na internet. E pior ainda é a confiança da população nas próprias empresas que controlam as redes sociais, como YouTube, Facebook e Twitter. De acordo com o Ibope, 72% não confiam nessas plataformas.

Nesta semana, o Senado começou a analisar um projeto que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. Ela estabelece normas e mecanismos de transparência para redes sociais e serviços de mensagens da internet para combater abusos.

É importante que a população também desenvolva senso crítico, buscando as fontes das informações que compartilha nas redes sociais. Não adianta nada ser contra fake news se você é um propagador delas. Vamos ficar de olho na movimentação e cobrar dos nossos representantes medidas rígidas de controle desta verdadeira pandemia do vírus das fake news, mas sempre fazendo também a nossa parte.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on skype
Skype
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Imprimir
Drogaria Catarinense – Banner Lateral
Pós graduação Ielusc

Notícias Relacionadas

Coronavírus

Reunião discute novas medidas do decreto de restrições para em São Francisco do SUl

Na manhã desta sexta-feira (10), foi realizada na Prefeitura de São Francisco do Sul uma reunião para discutir as novas medidas do decreto n° 3.388 sobre as restrições no município para combater o avanço da Covid-19. Na ocasião, ficou definido que, no decorrer da próxima semana, será analisada a flexibilização de alguns setores do comércio.

Ler Mais →
Coronavírus

Governo de SC abre edital para contratação de hotéis para isolamento de servidores

Servidores estaduais que atuam nos hospitais de referência para tratamento da Covid-19, em especial os que coabitam grupos de risco, poderão manter isolamento para preservar familiares do risco de contaminação em hotéis contratados pelo Estado.

Ler Mais →
Cotidiano

Rua Santa Catarina receberá nova camada de asfalto em Joinville

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), iniciou a aplicação de nova camada asfáltica na rua Santa Catarina. O trecho da via entre o fim da Avenida Getúlio Vargas (travessia da linha férrea) e a rua Botafogo recebe novo asfaltamento. Antes de receber o novo pavimento, o trecho passou pelo processo de fresagem, que consiste na remoção da camada antiga de asfalto.

Ler Mais →

Facebook JP News

Pós graduação Ielusc
Drogaria Catarinense – Banner Lateral

Últimas Notícias

Regularizar
Campanha Hiper Mais

Fique Conectado!

Coronavírus

Linha do Tempo