Artigo: Novos desafios para a retomada do desenvolvimento

Jovem Pan News Joinville

A rede da informação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on skype
Skype
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Imprimir

Artigo: Novos desafios para a retomada do desenvolvimento

Artigo escrito por Evair Oenning*

A segunda edição da pesquisa Impacto do Covid-19 na economia catarinense, realizada pela Fiesc, Sebrae-SC e Fecomércio-SC, em maio, mostra que o impacto econômico sobre a atividade industrial causado pelas medidas de contenção à disseminação do Covid-19 já é de R$ 5,5 bilhões, o equivalente a 3,7% do PIB Industrial de Santa Catarina. A produção industrial registra uma retração de 29,3% e as vendas internas registraram queda de 31,8%, se comparadas ao mesmo período do ano anterior.

Entre as empresas pesquisadas, 32% responderam que, até o final do ano, haverá recuperação fraca com algum aumento de faturamento e/ou manutenção dos empregos. Para 27% haverá retração forte, com queda significativa de faturamento e/ou aumento de demissões e 20% acreditam em retração fraca com queda leve de faturamento e/ou manutenção de empregos. Apenas 9% estão confiantes em uma recuperação forte com aumento significativo de faturamento e/ou novas contratações.

Pelos números, vemos que os desafios das empresas para o segundo semestre são imensos, porque a pandemia continua, assim como seus efeitos para economia do país. Desde o começo da pandemia, as empresas precisaram mudar seu planejamento, reinventar seus processos e inovar. A maneira de se relacionar e de dividir os espaços laborais mudaram. Para evitar o contágio, novos hábitos foram adotados como uso de máscaras, produtos de higiene, regras de distanciamento e a rotina nas empresas, em muitos casos, foi substituída pelo home office. O comportamento da sociedade mudou e temos um “novo normal”.

Desde o começo da quarentena, a Fiesc teve atuação constante junto aos órgãos governamentais e às entidades de classe, na busca de soluções para mitigar os efeitos da crise causada pela pandemia do coronavírus. Uma dessas ações foi o Protocolo Corona, criado para ajudar a indústria a traçar um plano de ação para reduzir a propagação do vírus, com medidas como a adoção de equipamentos e sistemas adequados de proteção dos indivíduos, dos ambientes e da coletividade em geral, além da realização de testes e o monitoramento da saúde por meio de um software.

Recentemente a entidade criou o Programa Travessia, que tem o objetivo central de posicionar Santa Catarina como referência em desenvolvimento e crescimento sustentável. O programa está alicerçado em quatro objetivos principais que são: a reindustrialização e o fortalecimento da indústria, a atração de capital, o desenvolvimento da infraestrutura e o pacto social e institucional.

A nova rotina das empresas trouxe avanços, principalmente a aceleração da transformação digital, com a ampliação das vendas e-commerce e as reuniões virtuais nos mais diversos setores. Para continuar no mercado e manter o negócio, as empresas estão recorrendo a novas estratégias que possam garantir a retomada do desenvolvimento de Santa Catarina.

* Evair Oenning é fundador da Granaço e vice-presidente região Norte-Nordeste da FIESC.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on skype
Skype
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Imprimir
Drogaria Catarinense – Banner Lateral

Notícias Relacionadas

Cotidiano

Prefeitura de Jaraguá do Sul abre credenciamento para compra de cinco mil testes

A Prefeitura de Jaraguá do Sul abriu edital de credenciamento de laboratórios para realização de cinco mil exames/testes RT-PCR para …

Ler Mais →
Coronavírus

Coronavírus: Santa Catarina se aproxima dos 100 mil casos confirmados

O Governo de Santa Catarina informou nesta segunda-feira (03) que o estado já registrou 88.889 casos confirmados de coronavírus, desde …

Ler Mais →
Cotidiano

Vereador mobiliza entidades para ajudar empreendedores de Joinville que sofrem com a pandemia

A assessoria do vereador Rodrigo Fachini (PSDB) informou nesta segunda-feira (03) que o parlamentar busca mobilizar entidades de classe, sindicatos …

Ler Mais →

Facebook JP News

Drogaria Catarinense – Banner Lateral

Últimas Notícias

Campanha Hiper Mais
Regularizar

Fique Conectado!

Coronavírus

Linha do Tempo