Ouça a notícia: |
Um dos principais assuntos da primeira semana do ano para o nosso município foi a solenidade de posse dos Vereadores, Prefeito e Vice-Prefeita Eleitos e Outorga da 19ª Legislatura. Eu como colunista (em abril deste ano completo 20 anos no colunismo social Joinvilense), realizei com exclusividade a cobertura desta Solenidade.
Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba informações em primeira mão!
Ao chegar com antecedência e recebido pela equipe de comunicação da Câmara de Vereadores fui conduzido até a vice e o ao prefeito eleitos em 2020 (naquele momento ainda não empossados). O clima na Câmara era de alegria, claro, no primeiro dia do ano os novos governantes tomariam posse, ressaltando feriado nacional. Ao encontrar a gaúcha, jornalista, mãe, avó e Joinvilense de coração, Rejane Gambin, percebi a força feminina irradiando em sua áurea, já que seu corpo estava coberto pelo vestido em linho rosê terracota da estilista Claire Juliani.
Entrevistar uma colega de profissão é por muitas vezes ficar com frio na barriga, porque o bate papo de amigo para amigo, de dinossauro da comunicação para dinossauro, no mínimo tremem as pernas. Logo a seguir, conversei com o prefeito eleito Adriano Silva, o Joinvilense, marido, pai, empresário e bombeiro voluntário, melhor dizendo socorrista e além disso tudo, coordenador de várias campanhas assistencialistas, mas o que afirmo: “ele é da melhor safra, de 1978, ano que destacou vários currículos por Joinville, com certeza produziu os melhores dos melhores novos empreendedores, que amam essa cidade e que a partir de agora farão dela uma nova Joinville.
O novo partido “Novo” com 13 segundos de TV chegou no segundo torno, dos 15 dias de campanha e na reta final um dos fatores que elegeu Adriano e Rejane foi a humildade de uma campanha limpa. Um dos assuntos da nossa entrevista para o programa Gente | Atitudes.
Em seguida a solenidade começou e durou aproximadamente 5h no clima da pandemia, auditório vazio e com distanciamento. Cada empossado pôde levar mais duas pessoas, os demais virtualmente acompanharam. Na minha vida profissional de coberturas de posses não tinha ainda visto e sentido aquele clima leve, coeso e de muita boa articulação para a cidade. Cada vereador discursou, muitos extrapolaram o tempo sugerido, detalhe que deixou a cerimônia cansativa, mas concluindo, realmente renovamos a CVJ. A nossa vice-prefeita mostrou a força da mulher e também a delicadeza em seu discurso. O nosso prefeito discursou e retratou Joinville de ontem, de hoje e do amanhã. Tenho total convicção que a humildade do Gestor estará presente nesta gestão.
Eu como bom conhecedor da cidade, das famílias, dos sobrenomes da sociedade estou indignado, porque nas entrelinhas dos discursos referentes a verdades dos oradores e as mentiras da realidade, mas tudo bem, vamos a prática, temos o ano todo pela frente. Na data de hoje, apenas nos cinco primeiros dias de governo, é pouco tempo para falar algo, mas conhecendo os bastidores digo a você que já possuímos várias vitórias, o Joinvilense não verá, porque a humanidade caminha e muitas vezes não observa, já que na calada da noite a partir de agora são decididas ações muito importantes para Joinville, mas para o bem da cidade, porque a força oculta, o mal, ainda tenta de alguma forma mudar o processo.
O que eu tenho para dizer pra você munícipe: “teremos uma nova Joinville, mais Joinvilense”, assim eu espero que a maior cidade do Estado seja novamente referência nacional e porque não dizer mundial. Com a força daqueles que querem o bem da nossa querida Chuville.
Abraços virtuais, Carlos Büst!