BC lança nova cédula de 200 reais

Jovem Pan News Joinville

A rede da informação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on skype
Skype
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Imprimir

BC lança nova cédula de 200 reais

Imagem: Joel Sartore - National Geographic
FOTO DE JOEL SARTORE, NATIONAL GEOGRAPHIC PHOTO ARK

O Banco Central do Brasil anunciou hoje a emissão de nova cédula de 200 reais, que terá como personagem o Lobo Guará.

A escolha do Lobo Guará, se deve ao resultado de uma pesquisa realizada pelo BC em 2001 junto à população, que teve como base uma lista de animais em extinção, onde perguntaram quais animais os brasileiros gostariam de ter representados nas cédulas monetárias. Entre os finalistas, o primeiro animal foi a tartaruga marinha, utilizada na cédula de 2 reais. Na sequência teve o Mico Leão Dourado, impresso nas cédulas de 20 reais. E agora foi a vez do terceiro colocado, o Lobo Guará, que será representado na nota de 200 reais.

Lembrando que os elementos ilustrativos do Real são sempre dois: Efígie da República e uma espécime da fauna brasileira.

Em coletiva de lançamento essa tarde, a Diretora de Administração do BC Carolina de Assis Barros afirmou que o motivo do lançamento é o excesso de entesouramento (acúmulo de dinheiro em espécie) que ocorre em nosso país hoje. Conforme a Executiva, as principais causas de Entesouramento no nosso país são:

1) Pessoas e empresas fizeram saques para formação de reservas em espécie;
2) Diminuição do volume de compras com isolamento;
3) Beneficiários do auxílio emergencial receberam em espécie, esses recursos não retornaram ao sistema bancário com a velocidade esperada.

BC não consegue precisar quanto tempo o entesouramento pode durar, mas achou necessário a emissão de nova cédula para atender essa demanda. Além disso, com a inflação acumulada desde o início do plano real, é natural que periodicamente sejam lançadas cédulas de maior valor para facilitar o manuseio de cédulas financeiras. A expansão da base monetária já vem ocorrendo nos últimos meses com auxílio emergencial, gerando maior demanda por papel moeda, mas apesar disso, hoje a inflação está controlada.

O lançamento está previsto para o final do mês de agosto. A emissão terá uma tiragem de 450 mil unidades neste ano.

O BC conduz uma pesquisa a cada dois anos para entender a relação dos brasileiros com o dinheiro. Na ultima pesquisa efetuada em 2018, foi constatado que a forma de pagamento mais frequente ainda é o dinheiro, com mais de 52% de votos de acordo com comerciantes (recebedores), e 60% de acordo com população pagadora. Também teve uma análise qualitativa, onde afirma que o brasileiro tem preferência por controlar orçamento com cédulas na mão e ter dinheiro em espécie na carteira para negociar descontos. A pesquisa afirmou ainda, que onde está tendo maior queda no uso do dinheiro são nos países escandinavos, em especial na Suécia e Noruega.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on skype
Skype
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Imprimir
Drogaria Catarinense – Banner Lateral

Notícias Relacionadas

Cotidiano

Obras deixarão vários bairros de Joinville sem água no domingo

A Companhia Águas de Joinville informa que, no domingo (9), a ETA Cubatão terá de ser paralisada para obras de …

Ler Mais →
Estado

Impeachment em SC: Nomes da comissão deverão ser definidos essa semana

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deve definir nesta semana os nomes dos nove deputados que farão parte da …

Ler Mais →
Cotidiano

Prefeitura de Jaraguá do Sul abre credenciamento para compra de cinco mil testes

A Prefeitura de Jaraguá do Sul abriu edital de credenciamento de laboratórios para realização de cinco mil exames/testes RT-PCR para …

Ler Mais →

Facebook JP News

Drogaria Catarinense – Banner Lateral

Últimas Notícias

Campanha Hiper Mais
Regularizar

Fique Conectado!

Coronavírus

Linha do Tempo