É #FAKE que banho muito gelado ou muito quente combate o novo coronavírus

Jovem Pan News Joinville

A rede da informação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on skype
Skype
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Imprimir

É #FAKE que banho muito gelado ou muito quente combate o novo coronavírus

Circulam pelas redes sociais mensagens que afirmam que tomar um banho bem quente (ou bem frio) pode prevenir o contágio ou mesmo combater o coronavírus. É #FAKE.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que tomar um banho quente não impede ninguém de pegar a Covid-19.

“A temperatura corporal normal permanece em torno de 36,5ºC a 37ºC, independentemente da temperatura do banho/chuveiro. Na verdade, tomar um banho com água extremamente quente pode ser prejudicial, pois pode provocar queimaduras”, diz a entidade.

Quer receber as notícias da Jovem Pan Joinville no seu WhatsApp? Clique aqui.

“A melhor maneira de se proteger contra a Covid-19 é limpar frequentemente as mãos. Ao fazer isso, você elimina vírus que podem estar em suas mãos e evita infecções que podem ocorrer ao tocar seus olhos, boca e nariz”, afirma.

Uma das mensagens diz que, além do banho quente, uma chuveirada gelada logo em seguida é ainda melhor. “Confira super dicas de como você pode fortalecer sua imunidade da Covid-19. Ah! Antes que eu me esqueça acrescente BANHO GELADO por 1 minuto após banho quente para turbinar sua imunidade.”

Um youtuber também afirma que, “além de vitamina C, você pode tomar banho quente e frio”. “Aumenta muito a imunidade. Você mesmo mata vírus. Mata bactérias quando você começar a esquentar o seu próprio corpo.”

Não é verdade. A parte da vitamina C já foi desmentida pela equipe do Fato ou Fake.

O Ministério da Saúde diz que “não há evidências científicas que mostrem que vitamina C, vitamina D, inhame, própolis, banhos “quente/frio” e chá de erva doce sejam prevenções eficazes contra o novo coronavírus”.

O ministério reforça às pessoas que, antes de compartilharem mensagens sobre saúde, confirmem se elas são verdadeiras.

O virologista Rômulo Neris, formado pela UFRJ e pesquisador visitante da Universidade da Califórnia, em Davis, afirma que não existe nenhuma evidência científica de que banho quente ou frio diminua a carga viral de uma infecção. “Essa fake news mistura o tratamento de um sintoma com o tratamento da infecção. Banhos quentes podem ajudar a aliviar sintomas como nariz escorrendo ou entupido, dor de garganta e tensão muscular por dor. Isso, inclusive, é uma recomendação do CDC para resfriados comuns. O banho frio, por outro lado, pode ajudar a diminuir a percepção da febre no indivíduo. Apesar disso, ambos não têm nenhum efeito descrito contra o Sars-CoV-2.”

“O banho só é importante em um aspecto: se bem tomado, com água corrente e sabão, limpa nossa pele de potenciais exposições ao vírus no ambiente. Mas, novamente, não faz nada contra uma infecção já em curso.”

Sauna e calor

Também é possível encontrar na web quem diga que o vírus não sobrevive no calor e a 30 minutos de sauna.

Uma checagem feita pela equipe do Fato ou Fake também mostra que é falsa a afirmação de que o novo coronavírus não resiste ao calor.

Confira a reportagem:

Quer receber as notícias da Jovem Pan Joinville no seu WhatsApp? Clique aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on skype
Skype
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Imprimir
Drogaria Catarinense – Banner Lateral

Notícias Relacionadas

Coronavírus

Ursos de pelúcia vão ajudar a manter distanciamento social na Praça de Alimentação do Shopping Mueller

Convidados especiais aparecem na Praça de Alimentação do Shopping Mueller de Joinville, os chamados ursinhos de pelúcia. Para ajudar a manter o distanciamento social, de uma forma descontraída, os ursos foram colocados nas mesas, para que os clientes não fiquem próximos uns dos outros.

Ler Mais →
Cotidiano

Rotas para o Aeroporto de Joinville são retomadas nesta sexta-feira com “batismo” de aeronave

Nesta sexta-feira (03), a Gol Linhas Aéreas irão “batizar” a sua aeronave que chegará entorno das 10h10, como marca da retomada dos voos no Aeroporto Carneiro de Loyola, em Joinville.

Ler Mais →
Cotidiano

Presidente Jair Bolsonaro irá sobrevoar áreas atingidas por Ciclone em SC

O presidente Jair Bolsonaro vai sobrevoar, neste sábado (4), municípios da região Sul do país que foram atingidos, na última …

Ler Mais →

Facebook JP News

Drogaria Catarinense – Banner Lateral

Últimas Notícias

Campanha Hiper Mais

Fique Conectado!

Coronavírus

Linha do Tempo