Escorpião-chicote gigante é capturado pelos bombeiros em Schroeder

Jovem Pan News Joinville

A rede da informação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on skype
Skype
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Imprimir

Escorpião-chicote gigante é capturado pelos bombeiros em Schroeder

Foto: Reprodução

Na manhã desta quinta feira (30), por volta das 10h21, os bombeiros voluntários de Schroeder foram acionados para uma captura de um escorpião-chicote gigante, animal da classe aracnídeo, no depósito de uma empresa no bairro Centro-Sul.

Após a captura, os Bombeiros Voluntários de Schroeder entraram em contato com a Defesa Civil do município, e repassaram as informações para o IBAMA e a Coordenadora de Espécies Exóticas Invasoras.

Segundo as informações, não existe nenhum tipo de ocorrência desse animal no estado. A principal suspeita é que ele pode ter sido exposto acidentalmente no município.

Mastigoproctus giganteus

O escorpião-chicote gigante, também chamado de escorpião-vinagre, vinegaroon gigante ou grampus, é uma espécie de escorpião-chicote da família Thelyphonidae.

O vinegaroon é noturno e tem pouca visão. A cauda de chicote é usada como órgão sensorial, assim como o primeiro par de pernas, que não é usado para caminhar.

Embora sua cauda não possa arder, esta criatura pode pulverizar uma névoa ácida de uma glândula de cheiro na base da cauda quando perturbada. O spray é 85% de ácido acético / vinagre concentrado, daí o nome comum “Vinegaroon”.

As peças bucais apertadas e pesadas (pedipalpos modificados) também podem infligir uma mordida dolorosa. Embora seja pouco provável que ataque humanos, certamente pode se defender se for provocado.

A maior diversidade de Thelyphonidae é encontrada na Ásia, onde estão presentes as 4 subfamílias. Hypoctoninae também é encontrada na África, Mastigoproctinae nas Américas e Telyphoninae no sudoeste do Pacífico.

A maioria habita ecossistemas de floresta tropical, mas algumas espécies, como Mastigoproctus, podem ser encontradas em regiões áridas, como Arizona e Novo México.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on skype
Skype
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Imprimir
Drogaria Catarinense – Banner Lateral

Notícias Relacionadas

Estado

Impeachment em SC: Nomes da comissão deverão ser definidos essa semana

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deve definir nesta semana os nomes dos nove deputados que farão parte da …

Ler Mais →
Cotidiano

Prefeitura de Jaraguá do Sul abre credenciamento para compra de cinco mil testes

A Prefeitura de Jaraguá do Sul abriu edital de credenciamento de laboratórios para realização de cinco mil exames/testes RT-PCR para …

Ler Mais →
Coronavírus

Coronavírus: Santa Catarina se aproxima dos 100 mil casos confirmados

O Governo de Santa Catarina informou nesta segunda-feira (03) que o estado já registrou 88.889 casos confirmados de coronavírus, desde …

Ler Mais →

Facebook JP News

Drogaria Catarinense – Banner Lateral

Últimas Notícias

Campanha Hiper Mais
Regularizar

Fique Conectado!

Coronavírus

Linha do Tempo