Devido a pandemia do coronavírus, o Banco Central havia permitido que as agências bancárias de todo o país alterassem o horário de funcionamento com o objetivo de manter o isolamento social. Porém, após alterações com horários, grande filas são formadas fora das agências.
Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba informações em primeira mão!
Por este motivo, o Procon de SC irá multar o Banco do Brasil e o Banco Itaú em 240 mil reais, por não cumprirem o horário normal de seis horas, agora em que há flexibilização nas regras de combate ao Covid-19. Os bancos continuam mantendo horário de apenas 4 horas. Caixa Econômica Federal e o Banco Santander se manifestaram e acataram o pedido do retorno dos horários.
As novas flexibilizações nas atividades do Estado, com formação de filas em frente às agências bancárias, motivou o Procon-SC a notificar os bancos pela volta no horário de funcionamento, entre 10h e 16h.
“Não faz sentido as agências reduzirem o horário de atendimento para não evitar aglomerações e deixar o consumidor em pé nas filas. Voltar ao horário normal diminuiria este tipo de situação”, declarou o diretor do Procon, Tiago Silva.
Confira a nota da instituição fiscalizadora:
“Desde o início da quarentena em todo o mundo, em março, o Banco Central, permitiu que as agências bancárias de todo o país alterassem o horário de funcionamento com o objetivo de manter o isolamento social. De acordo com o documento publicado no Diário da União, as instituições financeiras não precisariam mais anunciar as mudanças no horário de atendimento com, no mínimo, trinta dias de antecedência, além de ficarem dispensadas de cumprir o horário mínimo de expediente para o público de cinco horas diárias ininterruptas e do atendimento obrigatório no período de 12h às 15h.
Porém, com as últimas medidas de flexibilização e levando em consideração que os consumidores estão necessitando de atendimento e, para tanto, formam filas nas portas das agências, o PROCON SC notificou, no último mês, os bancos atuantes no estado de Santa Catarina para que voltassem a ampliar o horário de funcionamento das agências, das 10h às 16h.
A Caixa Econômica Federal e o Banco Santander se manifestaram e acataram o pedido do PROCON SC. Já o Banco Itaú e Banco do Brasil se recusaram a ampliar o horário de atendimento ao público, por isto, foram multados em R$ 240 mil e podem sofrer ainda processo administrativo.”