Índice VIX, o que é e como afeta seus investimentos?

Jovem Pan News Joinville

A rede da informação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on skype
Skype
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Imprimir

Índice VIX, o que é e como afeta seus investimentos?

Você já ouviu falar no Índice VIX? Trata-se um indicador que mede a volatilidade do índice norte americano S&P 500 (índice das 500 ações mais negociadas dos EUA conforme agência Standard & Poors).

Também conhecido como “Índice do medo”, é utilizado para mensurar a confiança (ou desconfiança) dos mercados com relação ao futuro. Ou seja, quanto mais volátil estiver o mercado, maior o índice, maior desconfiança com a economia e maior o risco em investir.

Essa semana o Índice bateu um novo recorde, chegou a 45,57 pontos, superando inclusive a crise do Subprime, em 2008. Conforme analistas de mercado, o natural para esse indicador é entre os 40 e 50 pontos.

O índice vinha operando há vários dias acima dos 70 pontos, refletindo o pânico nos mercados. A recomendação de alguns analistas era muito sangue frio e manutenção da carteira, para não tomar decisões precipitadas, com base na emoção em momentos de incerteza.

Uma boa notícia é que essa semana o índice voltou a cair, refletindo o bom humor de mercado, chegando aos 57 pontos e no final dessa sexta feira a 67 pontos, com uma queda de mais de 4% hoje.

Com a redução desse índice (e da volatilidade), a tendência é que o mercado crie uma tendência, conseguindo avaliar o real impacto dessa pandemia no PIB dos países e no valuation das empresas, entendendo melhor os riscos e oportunidades.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on skype
Skype
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Imprimir
Drogaria Catarinense – Banner Lateral

Notícias Relacionadas

Cotidiano

UBS Costa e Silva receberá obras de ampliação

A Prefeitura de Joinville já publicou o edital para as obras de ampliação da Unidade Básica de Saúde da Família …

Ler Mais →
Coronavírus

Joinville está à beira de um colapso hospitalar

O diretor do Hospital Municipal São José, Niso Eduardo Balsini, emitiu um comunicado no final da manhã desta quarta-feira (8), …

Ler Mais →
Estado

CPI dos respiradores teve sessão tensa na Alesc

O secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, garantiu, nesta terça-feira (7), que desconhecia as irregularidades na compra de …

Ler Mais →

Facebook JP News