O chat automático está tomando conta dos clientes do seu concorrente. E os seus?

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O chat automático está tomando conta dos clientes do seu concorrente. E os seus?

O distanciamento social provocado pela pandemia acelerou algumas mudanças que já vinham acontecendo. Isso ocorreu em vários setores, mas é especialmente perceptível na relação entre marcas e consumidores. Já havia virado um hábito adotarmos aplicativos de troca de mensagens, como Whatsapp e Messenger, ao invés de ligar. Acredito que muitos de vocês inclusive se sentem incomodados quando o telefone toca hoje em dia. Diante do novo comportamento digital esse movimento ganhou escala também para o relacionamento com as marcas.

Surge então para as empresas de todos os setores novas formas de se comunicar com clientes e criar proximidade diante de uma situação de isolamento social.

Nos Estados Unidos, o Facebook e Twitter direct message são mais populares, e na América Latina o WhatsApp é quem lidera a tendência. Em torno 32% das empresas desta região já utilizam algum recurso de mensagens automáticas, como apontam estudos do setor.

Nestes casos o uso de inteligência artificial, permite às empresas oferecerem o autosserviço para clientes realizarem tarefas simples, como obter informações, orientações sobre produtos, entre outros. Por exemplo, Você entra no whatasapp da empresa e o robô te da 3 opções: tecle 01 para compra, 02 para administração e 03 novos produtos. E conforme a conversa vai evoluindo você chega rapidamente na resposta desejada. A Inteligência artificial está tão avançada que muitas vezes você está conversando com um robô e nem percebe!

A cultura da inovação dentro das empresas permite que esta transformação seja mais rápida, mas para enfrentar desafios como este, o sucesso vai muito além de só disponibilizar uma plataforma nova de comunicação para os clientes. A qualidade oferecida por estes bots, como se chamam esses robôs de mensagens automáticas, são um fator essencial de sucesso. E a experiência do cliente nunca foi tão importante como está sendo neste momento.

Mas está funcionando! O nível de satisfação dos consumidores em canais de chat está se mostrando muito acima de qualquer outro canal de atendimento, apresentando um excepcional índice de 98%, Principalmente pela agilidade e clareza na troca das mensagens e pela facilidade de estar em contato com as empresas no mesmo canal que se conversa com a família e amigos.

Hoje já existem diversas startups proporcionando sistemas inteligentes e personalizados para diversos setores e isto também pode ser usado pela sua empresa. Assim você economiza tempo, dinheiro e tem seus clientes mais satisfeitos.

 

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