Nesta quarentena podemos dizer que o mundo virou uma live! Transmissões ao vivo de todos os assuntos imagináveis podem ser encontrados na web e isto se tornou inclusive a grande oportunidade de muitas empresas manterem e impulsionarem suas receitas neste período.
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O setor de shows que o diga! Apresentações de artistas dos mais variados estilos conectam milhões de espectadores ao mesmo tempo em shows feitos em suas próprias casas. O Show da cantora Marília Mendonça por exemplo alcançou impressionantes 3,3 milhões de fãs. E se isso já parece impressionante, o que dizer da apresentação do rapper Travis Scott, realizada dentro da plataforma de games Fortnite, que teve audiência de 14 milhões de espectadores ao mesmo tempo?
Mas não são só artista que andam fazendo transmissões pela internet nas últimas semanas. Personal trainers, dançarinos, professores, empreendedores de todos os tipos entraram na onda. Aulas de culinária, cursos de línguas, lives de zoológicos, cultos religiosos, tudo está sendo transmitido ao vivo e promovendo muita interação com o público. As buscas por conteúdo ao vivo do youtube cresceram quase 5.000% neste período.
A grande vantagem deste formato é a espontaneidade, uma informalidade genuína , que dá às lives audiências quase 20 vezes maiores que de vídeo gravados.
E o comércio também está aproveitando. O shopstreaming, ou em tradução literal, a transmissão das compras, é um método que vem sendo amplamente utilizado neste período. Basicamente são lives de lojas onde os vendedores demonstram os produtos e tiram dúvidas ao vivo dos clientes. Estudos mostram que esse novo canal de vendas vai mais que dobrar em relação ao ano passado.
A pergunta é, como o seu empreendimento pode aproveitar esse novo canal de vendas? A dica para gerar mais engajamento é usar seu negócio como fonte de conteúdo relevante para os espectadores. Se você tem uma oficina mecânica, pode dar dicas de conservação ou mesmo ensinar pequenos reparos em automóveis. Se tem uma loja de roupas, monte combinação de looks para diversas ocasiões. Se você tem um salão de beleza, dê dicas de cuidados com os cabelos ou tratamentos de pele. Tudo isso enquanto vende seus produtos e serviços. Literalmente qualquer negócio pode aproveitar esse momento para aumentar sua renda e se manter conectado com seus atuais e possíveis novos clientes. Então ligue a câmera e bons negócios!