Tech News da semana: Whatsapp cai, Twitter é hackeado e Huawei banida do Reino Unido

Jovem Pan News Joinville

A rede da informação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on skype
Skype
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Imprimir

Tech News da semana: Whatsapp cai, Twitter é hackeado e Huawei banida do Reino Unido

Olá Inovadores! Semana agitada no mundo da tecnologia e da inovação.

Na 3ª feira tivemos uma instabilidade enorme do whatsapp que, apesar de durar pouco tempo, deixou muita gente assustada e atrapalhou demais a comunicação durante o período em que ele ficou fora do ar. Mais assustador ainda é perceber a dependência que temos deste aplicativo.

Já na 4ª um mega ataque ao Twitter hackeou contas importantes, provando que nem mesmo os grandes nomes da indústria de tecnologia estão imunes contra ciberataques. As contas de grandes empresas, do patamar de Apple e Uber, além de nomes como Bill Gates, Elon Musk e Jeff Bezos foram invadidas para a publicação de um golpe que visava roubar bitcoins da imensa base de seguidores de todos eles.

O golpe angariou em poucos minutos  antes de ser denunciada cerca de 12 bitcoins, que na cotação atual somam em torno de USD 110 mil. Até o momento, o Twitter não se manifestou sobre o que aconteceu em sua plataforma e como foi possível para que o ataque atingisse tantos perfis tão relevantes.

E ainda ontem uma decisão do governo britânico baniu a gigante chinesa Huawei da rede 5G em instalação no território britânico. As empresas de telecomunicação britânicas devem suspender a compra de novos equipamentos da marca e remover os já existentes até 2027.

Isso foi resultado direto da pressão política movida por Donald Trump, que notificou que faria negócios apenas com países que bloqueiam a Huawei. Isso por conta de uma guerra comercial entre EUA e China onde, resumidamente, os americanos acusam os chineses de espionagem através dos aparelhos de celular vendidos para os americanos.

Com a exclusão, a rede de 5G britânica sofrerá um atraso de até 3 anos e um custo extra de até R$ 13,6 bilhões. Mas o maior problema que o Reino Unido gera é a desconfiança por parte de outras empresas chinesas que estão investindo em seu território.

O governo chinês minimizou o impacto da decisão do Reino Unido caracterizando-o como “um lugar relativamente pequeno” que está se tornando submisso aos Estados Unidos. “O Reino Unido quer manter seu status independente ou ser reduzido a vassalo dos Estados Unidos?”, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.

Apesar da remoção dos equipamentos de 5G, as redes de 2G, 3G e 4G, além da banda larga, não deverão ser afetadas e poderão seguir utilizando itens da Huawei. O mesmo vale para a venda de smartphones e tablets, que seguirão permitidos.

No Brasil vale lembrar que ainda não foi decidida a participação da Huawei no 5G nacional. Há quem discorde da presença da chinesa entre as concorrentes e o governo norte-americano não quer a presença da marca por aqui, mas o ministro da Economia, Paulo Guedes, deseja que a concorrência ocorra com todas as interessadas. E pessoalmente concordo com o Ministro. Quanto mais concorrência, melhor. O leilão das frequências, assim como a confirmação das responsáveis pela infraestrutura, foi adiado para 2021.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on skype
Skype
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Imprimir
Drogaria Catarinense – Banner Lateral

Notícias Relacionadas

Estado

Impeachment em SC: Nomes da comissão deverão ser definidos essa semana

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deve definir nesta semana os nomes dos nove deputados que farão parte da …

Ler Mais →
Cotidiano

Prefeitura de Jaraguá do Sul abre credenciamento para compra de cinco mil testes

A Prefeitura de Jaraguá do Sul abriu edital de credenciamento de laboratórios para realização de cinco mil exames/testes RT-PCR para …

Ler Mais →
Coronavírus

Coronavírus: Santa Catarina se aproxima dos 100 mil casos confirmados

O Governo de Santa Catarina informou nesta segunda-feira (03) que o estado já registrou 88.889 casos confirmados de coronavírus, desde …

Ler Mais →

Facebook JP News

Drogaria Catarinense – Banner Lateral

Últimas Notícias

Campanha Hiper Mais
Regularizar

Fique Conectado!

Coronavírus

Linha do Tempo