Nesta terça-feira (25), uma reunião na prefeitura poderá encaminhar mais flexibilizações a serem adotadas a partir do primeiro dia de setembro. O monitoramento dos indicadores pela prefeitura estaria apontando estabilidade na pandemia, com tendência de melhoria nos números nas próximas semanas. Nesta segunda-feira, a taxa de ocupação de leitos de UTI caiu para 73%, a mais baixa do mês de agosto.
Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba informações em primeira mão!
Entre as medidas, está a liberação do transporte coletivo a partir de 1º de setembro. O transporte coletivo foi suspenso em 20 de julho por meio de decreto do governo do Estado, após Joinville e região entrarem em situação “gravíssima” em avaliação de risco da pandemia. Em agosto, as empresas conseguiram liminar contra o Estado e conseguiram a liberação para o retorno, mas o Estado transferiu para as prefeituras a decisão sobre o transporte municipal e desde então a prefeitura vem determinando prorrogações da suspensão, sendo a última, até 31 de agosto.
A Secretaria de Saúde de Joinville está preparando o protocolo para a volta dos ônibus, com possibilidade de mais restrições em relação às medidas adotadas no primeiro retorno em junho e para que não haja o retorno, o cenário atual teria que mudar muito, portanto, o atual decreto de suspensão não deverá ser prorrogado.