Ouça a notícia: |
A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania), deverá ser anunciada a qualquer momento como a nova secretária de saúde de Santa Catarina. André Motta Ribeiro, que assumiu o cargo em 2020 após Elton Zeferino, deverá deixar o cargo.
Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba informações em primeira mão!
André, era o homem de confiança de Carlos Moisés, que foi afastado por até 120 dias enquanto aguardo o julgamento do processo de impeachment referente à compra de 200 respiradores ao custo de R$ 33 milhões e que não foram entregues.
O secretário esteve a frente da pasta no pior momento do Estado no enfrentamento à pandemia da Covid-19, tanto na primeira onda em 2020, quanto no colapso do sistema da saúde de Santa Catarina este ano.
A decisão pela troca de André por Carmen já havia sido cogitada na reunião entre parlamentares, a governadora interina Daniela Reinehr e o presidente Jair Bolsonaro, em Brasília (DF), na segunda-feira (29). Carmen, que já foi titular da pasta no governo de Luiz Henrique, resistiu de início, mas acatou ao novo desafio.
Carmen concorreu à prefeitura de Lages nas eleições municipais do ano passado e é Enfermeira formada pela UFSC. Ela é considerada uma das mais atuantes parlamentares com bom acesso e tratativas com Ministros e demais deputados em Brasília.
A deputada não aceitou o convite feito pelo governador Carlos Moisés para assumir a Secretaria de Saúde em Santa Catarina em maio de 2020, após a saída de Elton Zeferino. Na época, a parlamentar emitiu uma nota agradecendo ao convite, mas preferiu focar no trabalho em Brasília.
O anúncio da nova secretária deverá ser realizado ainda nesta terça-feira (30), logo após a Daniela Reinehr assinar o ato de posse no Centro Administrativo em Florianópolis.