Ouça a notícia: |
O vereador Sidnei Sabel teve o diploma do seu mandato de vereador cassado após uma decisão liminar da Justiça Eleitoral, nesta sexta-feira (19). O vereador promete recorrer da decisão.
Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba informações em primeira mão!
Em ação protocolada por Nado do Pros, que foi candidato na última eleição e pelo diretório municipal do PROS, há a alegação de que o partido Democrata, teria incluído mulheres apenas para cumprir o limite legal e que elas não teriam feito campanha. Com isso, o juiz determinou declarar nulo os votos conferidos ao partido e fatalmente, a cassação do diploma do vereador Sidney Sabel.
Sobre a situação, o vereador Sidney disse que foi “pego de surpresa”, afirmou que cuidou da campanha dele, não podendo falar nada da campanha dos outros candidatos do partido. O diretório municipal do Democrata ainda não se manifestou. O vereador ainda ressaltou que apesar da decisão do magistrado, o próprio Ministério Público teria considerado improcedente o pedido.
No tapetão
Se isso ocorrer, o vereador que poderá assumir uma cadeira na Câmara de Vereadores de Joinville será o próprio autor da ação que tirou o mandato do vereador Sidney Sabel ou o ex-vereador Mauricinho Soares (MDB). Segundo a decisão, o Cartório Eleitoral deverá certificar quem deve assumir e imediatamente ser empossado.
Com isso, o termo popular “no tapetão” voltará a ser utilizado. Afinal, o vereador a ser empossado só conseguirá, pois houve decisão judicial a seu favor.