Vacine-se contra o Sarampo, melhor prevenir do que remediar

Jovem Pan News Joinville

A rede da informação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on skype
Skype
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Imprimir

Vacine-se contra o Sarampo, melhor prevenir do que remediar

Em Santa Catarina, no mês de fevereiro de 2019, foram registrados 3 casos de sarampo em tripulantes de um navio de cruzeiro que atracou no litoral catarinense. Devido às ações oportunas realizadas pelas equipes de vigilância epidemiológica, imunização e Lacen/SC não ocorrreram casos secundários. Após 90 dias sem registro de novos casos e, conforme recomenda protocolos da Organização Pan Americana de Saúde, este surto foi encerrado.

A partir do mês de julho do ano passado, iniciou-se um novo surto relacionado a indivíduos com histórico de residência e/ou deslocamento para outros estados do país onde estavam ocorrendo casos. Só no ano passado foram confirmados 298 casos de sarampo aqui em Santa Catarina. Outros 615 foram descartados. A faixa etária mais atingida foi de adultos jovens com idade entre 15 a 29 anos.

Em 2020, o surto de sarampo permanece ativo até a semana epidemiológica nº10 (07 de março). Neste período, foram notificados 246 casos suspeitos. Destes, 98 foram descartados, 82 confirmados e 66 ainda permanecem em investigação e/ou reteste, conforme protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde (MS).

O estado de Santa catarina é composto de 295 municipios. Deste total, 41 (13,5%) confirmaram casos de sarampo. Nas dez primeiras semanas epidemiológicas de 2020, observou-se a continuidade da circulação viral no estado e o aumento importante no número de casos confirmados.

O que é sarampo?

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

A vacina do sarampo é segura! Vacine-se! A única maneira de evitar o sarampo é por meio da vacina.  

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on skype
Skype
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Imprimir
Drogaria Catarinense – Banner Lateral

Notícias Relacionadas

Coronavírus

Coronavírus: SC confirma 36.810 casos e 432 mortes por Covid-19

Em boletim nesta quarta-feira (08), o Governo de Santa Catarina confirma mais 1.467 novos casos de coronavírus, chegando ao total …

Ler Mais →
Cotidiano

ADEJ fará Drive Thru de Caldo de Peixe para almoço neste sábado (11)

A Associação dos Deficientes Físicos de Joinville (ADEJ) irá realizar neste sábado (11) uma Ação Social para arrecadação de recursos …

Ler Mais →
Coronavírus

Joinville em alerta: taxa de ocupação dos leitos de UTI chega a 78%

Em boletim epidemiológico nesta quarta-feira (08), a Secretaria da Saúde de Joinville confirmou que dos 91 leitos de UTI exclusivos …

Ler Mais →

Facebook JP News