Ouça a notícia: |
Localizado às margens da Baía da Babitonga, a Ilha do Morro do Amaral apresenta paisagens encantadoras do verde da mata em contraste com o azul do mar. Fica a 16km do Centro de Joinville e ainda preserva as tradições e trejeitos de uma vila de pescadores, feito pela avenida Kurt Meinert, no bairro Paranaguamirim.
Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba informações em primeira mão!
Nos fins de semana, o lugar é bastante frequentado por turistas e visitantes de outros bairros que aproveitam as lanchonetes e petisqueiras. Camarão, casquinha de siri, marisco, peixes, ostras, frutos do mar, em geral são o carro chefe. Cada porção custa em média R$ 20 e, na maioria dos casos, os produtos são pescados e preparados pelos próprios moradores.
São cerca de 10 estabelecimentos comerciais que atendem aos visitantes. Muitos utilizam o Morro do Amaral como porta de entrada para a baía Babitonga e ali, em pequenas embarcações, passam horas pescando. Outros preferem tomar banho na baía. Não há praia, mas é possível se refrescar nas águas da baía.
História
O nome Morro do Amaral faz referência à família Amaral, que na década de 30 vivia ali e era dona das terras. Desde 2014 o local foi transformado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ilha Morro do Amaral. Com quatro sítios arqueológicos, igreja tombada como patrimônio histórico, e a colonização na Ilha do Morro do Amaral é muito mais antiga do que a de Joinville.